segunda-feira, 25 de agosto de 2008
A Estrutura de uma Aula
Estrutura da Aula
Apresentação
1.Despertar a atenção e o interesse do
aluno utilizando estímulos adequados.
(voce pode usar um texto adequado ao nivel do seu aluno e claro relacionado com o que voce vai ensinar - uma música - jogos etc)
2.Deixar claro para o aluno o que se espera dele.
(se o aluno sabe onde voce espera que ele chegue com essa aula, ou com o ponto gramatical que estao estudando, fica realmente mais facil!)
3.Apresentar os pontos mais importantes do assunto numa síntese interessante e motivadora.
(se voce vai por exemplo ensinar o alfabeto, os artigos, atos de comunicacao como 'apresentacoes' voce pode apresentar esses pontos e dizer para o que servem - por exemplo o aluno adulto pode se sentir meio tolo aprendendo o alfabeto, mas se voce explica para ele o quanto soletrar é importante numa viagem ao exterior, na alfandega, no hotel etc, ele percebe que sua aula tem valor pratico)
Desenvolvimento
1.apresentar o assunto, esclarecer dúvidas em linguagem clara e precisa.
(no caso da gramatica, explicar o uso do ponto gramatical)
2.ilustrar com exemplos.
(faca frases modelos, se for conveniente use textos para ilustrar)
3.Orientar as atividades de fixação
(utilizando procedimentos didáticos adequados - Voce da o modelo seu aluno em seguida refaz a frase usando a sua como base - se houver tempo faca exercicios escritos tambem! - se nao houver o aluno deve fazer em casa)
Conclusão
1.Síntese dos pontos principais, checar se ainda existem dúvidas.
(o ideal seria repassar os pontos estudados e pedir exemplos dessa vez sem o modelo. No caso de princiantes continue com o modelo)
2.Direções sobre o que o aluno deve desenvolver pessoalmente.
( o trabalho extra-classe deve ser muito bem explicado, como voce vai perceber rapido, sua funcao mais importante nao é ensinar a materia mas ensinar a estudar, o aluno brasileiro geralmente nao sabe estudar)
Feedback
(Retomar a materia vista na aula anterior, fazendo perguntas, ou na forma de exercicios).
Fixação e a transferência da aprendizagem
( Nao avance a materia sem que haja fixacao! Esse é grande trunfo do professor particular. Os cursos em grupo precisam avancar independente do aluno ter realmente absorvido ou nao. Nao permita que isso aconteca no seu curso. Nao abra mao da sua maior vantagem!)
Avaliacao
Avaliar o nível de desempenho do aluno.
(Deixe sempre muito claro que o objetivo é preencher possíveis lacunas do aprendizado - Voce vai perceber que seus alunos chegam de outros cursos com essas lacunas e voce precisar detectar para entao poder preenche-las. Quando for muito experiente voce vai detectar essas lacunas no decorrer das aulas.Entretanto uma avaliaçao oral e escrita pode ajudar a otimizar esse processo)
Assinar:
Postagens (Atom)